Como aumentar suas vendas criando uma persona para o seu site

Como aumentar suas vendas criando uma persona para o seu site

18 de março de 2020 Uncategorized 0
Como aumentar suas vendas criando uma persona para o seu site

Você já ouviu falar sobre persona? Provavelmente, já. No entanto, você sabia que essa ferramenta de marketing de conteúdo pode ser a solução que você procurava, para aumentar as taxas de conversão de seu site? Pois é.

O uso da persona vem aumentando consideravelmente. Você consegue notar como grandes empresas têm se dedicado a criar uma personalidade em suas plataformas, de modo a conquistar cada vez mais engajamento com os seus clientes.

Também, é possível identificar que sites que utilizam persona, possuem uma taxa de tráfego muito maior. Afinal, o uso dessa ferramenta tende a conquistar o cliente de maneira mais íntima. Com isso, o interesse é conquistado e o fluxo de compradores aumenta. Com mais fluxo, as taxas de conversão em vendas também crescem.

Vamos aprender mais sobre a ferramenta de persona e otimizar os seus resultados? Então, acompanhe a leitura!

O que é persona?

O conceito de persona foi desenvolvido muito antes de sonharmos com uma rede que conectaria pessoas – a internet. A ideia de criar uma persona, pode ser relacionada com a proposta de gerar uma imaginação em que você atribui sentimentos e emoções, a algo que, necessariamente, não existe. Confuso? Calma.

Atribuir personalidade a alguma coisa. Melhorou? Pois é. Quando você identifica uma persona em algo não-real ou humano, tende a aproximar-se dessa coisa, de modo a reconhecer que o seu modo de pensar ou ver a vida, é o mesmo que o dessa “pessoa”.

O recurso de persona é usado em vários âmbitos. No entanto, para nós, é interessante saber qual a importância dessa ferramenta no marketing. Afinal, a proposta do artigo é, justamente, aprender a usá-la para aumentar a sua taxa de conversão em vendas, certo?

Quando idealizamos um projeto de marketing, que vise aumentar as vendas, é natural que identifiquemos o nosso público-alvo. Sendo assim, você passa a conhecer melhor como são as pessoas que, possivelmente, se tornarão leads. Depois, consumidores efetivos.

Portanto, quando você faz a identificação do seu público-alvo, reconhece quais são os seus comportamentos. De um modo mais simples: você tende a saber como ele irá reagir e, principalmente, ao que ele irá reagir. Sendo assim, você pode passar a se comunicar com o seu público de uma maneira mais assertiva, já que sabe quais as formas mais atraentes de chamar a sua atenção.

E isso é criar uma persona. Quando você determina o seu método de comunicação e passa a utilizar uma linguagem específica para se conectar com mais facilidade com o seu público, você está utilizando uma personalidade. Ou seja, está inserindo uma persona em sua plataforma, de modo a interagir melhor com os seus clientes.

Como a persona modifica a imagem de seu site?

Pelo simples fato de que, após utilizá-la, o seu engajamento aumenta. Vamos partir do pressuposto que os clientes querem se sentir confortáveis. Seja online, seja em lojas físicas. Analise só: imagine uma pessoa que vai até uma loja de roupas, atraída pela vitrine bonita e decorada. Só que, ao adentrar o estabelecimento, o vendedor não se preocupa em compreender como é essa pessoa e o que ela busca.

Automaticamente, a chance de realizar a compra cai, concorda? Isso porque, não houve uma relação empática entre cliente e vendedor. Na internet, não temos a oportunidade de analisar os nossos consumidores, fisicamente falando. Entretanto, conseguimos traçar o perfil do público que buscamos atingir.

O uso dessas estratégias psicológicas, faz com que a empresa compreenda os anseios de seus possíveis clientes. Com isso, traçar planejamentos de atraí-los e, posteriormente, torna-los efetivos, gera resultados mais assertivos.

Por que o uso de uma persona aumenta a taxa de conversão?

Porque o seu cliente assume que está “conversando” com alguém. Vamos voltar um passo, para entender melhor como esse tipo de atuação interfere no modo de pensar de seu consumidor. Consequentemente, como isso afeta o seu comportamento de compra.

Podemos assumir que o comércio online está crescendo. Isso é um fato, que pode ser facilmente comprovado com uma pesquisa simples e rápida. O consumidor está se adaptando a comprar pela internet, o que justifica o aumento dos números nesse segmento.

Entretanto, uma das maiores dificuldades que foram – e ainda são – encontradas para compreender o motivo de algumas pessoas não terem se rendido à facilidade da compra online, é justamente o fato de que essas mesmas pessoas não se sentem confortáveis. Afinal, a compra digital é feita sem um vendedor ao seu lado.

Invariavelmente, algumas pessoas se tornam reticentes em fazer essa compra. Pois, acreditam ser impessoal demais, sem auxílio. Consequentemente, elas ficam receosas. É uma insegurança que atinge uma parte do mercado consumidor.

Portanto, o uso da persona tende a gerar uma certa intimidade, estreitando a relação do consumidor com a plataforma. Quando eles percebem que há uma certa “pessoalidade” no site, que pode ser demonstrada de inúmeras maneiras, a chance de efetivar a compra aumenta. Assim, as taxas de conversão crescem, já que o cliente se sente confortável para comprar e obter retornos positivos dessa transação.

Dicas de como usar a persona em seu site

  1. Identifique o seu público-alvo: sabendo quem são, você consegue definir a melhor persona para “integrá-lo” ao seu fluxo;
  2. Mantenha a proposta: se o seu público é jovem, use uma linguagem mais jovial. O mesmo se aplica a qualquer tipo de share. Lembre-se de que a persona, nesse ponto, será fundamental para manter o engajamento;
  3. Não se perca: criar persona não significa que é ela quem irá responder pelo site. A persona é um recurso de atração e é muito eficiente para conectar público.
  4. Defina o seu conteúdo com exatidão: lembre-se que a atração deve ser contínua. Afinal, o seu público espera por você. Organize-se para poder oferecer os seus conteúdos com periodicidade.

Vamos criar uma persona ideal para o seu site? Fazendo uma pesquisa inteligente sobre o seu público e identificando quais são as suas principais características, é possível alcança-lo. Assim, as suas conversões irão aumentar! Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas sobre a criação de persona. Teremos prazer em te ajudar a lucrar mais!

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