Marketing de Conteúdo – 7 motivos para investir no conteúdo do seu site

Marketing de Conteúdo – 7 motivos para investir no conteúdo do seu site

9 de outubro de 2019 Criar um site 0
marketing de conteudo

Com o crescimento do chamado varejo online, os lojistas que trabalham, especificamente, pela internet, precisam se antenar às mudanças nas estratégias de vendas. Atualmente, conquistar um cliente e torna-lo fiel, é um dos maiores desafios enfrentados. Nessa luta, o marketing de conteúdo pode se tornar o seu maior aliado.

Essencialmente, criar conteúdos atrativos é uma arte. Afinal, a atração é o principal meio de captar a clientela e leva-la até o seu site. A partir daí, bons preços e bom atendimento fazem o resto do trabalho. No entanto, essa primeira etapa, que consiste em chamar a atenção do consumidor até que ele se interesse pelo que você promove, pode parecer difícil demais.

Difícil? Talvez. Impossível? Longe disso. Hoje, existem uma infinidade de cursos e macetes sobre o Inbound Marketing, que é o chamado “marketing de atração”. Dentro do rol do Inbound, a criação de conteúdo é um dos principais pilares. Isso porque, efetivamente, é a partir do conteúdo inicial que você acessa o seu cliente.

Então, se você está interessado em aumentar o fluxo de vendas de seu site ou crescer o número de visitas, o investimento em um conteúdo de qualidade é fundamental. E não só por esses motivos já citados. Vamos te mostrar 7 motivos para investir em Marketing de Conteúdo, que te farão começar a criar agora mesmo!

Acompanhe a leitura!

O que é o Marketing de Conteúdo?

A melhor maneira de você conseguir compreender as vantagens do Marketing de Conteúdo, é sabendo, exatamente, o que ele significa. Só assim você conseguirá absorver a sua importância e, consequentemente, utilizá-lo como uma ferramenta estratégica poderosa. Sendo assim, vamos fazer a definição.

Vamos pensar um pouco no cenário das vendas online atual. Basicamente, todo mundo que está conectado à internet, está sendo exposto a ofertas. São produtos, serviços, promoções, imagens, textos… Então, o que faz com que alguns anúncios chamem mais atenção que os outros?

Não vamos desmerecer todo o conjunto de ferramentas que compõem o marketing digital. Muito pelo contrário. O sucesso, em si, vem da perfeita união de todos esses elementos, gerando um anúncio atraente e com altas taxas de conversão em vendas. Entretanto, o que você pode fazer para alcançar aquele cliente que, inicialmente, não tem interesse no produto oferecido?

Exato! Você investe em uma maneira de chamar a sua atenção. É aí que entra o Marketing de Conteúdo. Essa ferramenta do marketing digital, em termos simples e práticos, é voltada para o engajamento. Ou seja: fazer com que o seu público-alvo se relacione com a sua marca e seus produtos. Como? Através da criação de elementos de conteúdo que, para ele, sejam importantes.

Sendo assim, podemos determinar que o Marketing de Conteúdo serve para aumentar as vendas, certo? Certo! Mas, não apenas isso! O Marketing de Conteúdo vai além de uma ferramenta exclusiva para vendas. Talvez o seu principal intuito seja, acima de multiplicar os números de vendas, melhorar o engajamento com o seu cliente.

Sabe aquela história de que “quando o cliente pensa em alguma loja para comprar, ele se lembra de você?” Pois está aí a genialidade do conteúdo. É se tornar o primeiro no pensamento do seu cliente. E como você faz isso? O alimentando com conteúdos interessantes.

Vamos ver mais alguns motivos para investir no Marketing de Conteúdo?

1.     Rankeamento

Qualquer empresa que tenha ofertas de produtos online precisa “aparecer”. Isso significa que, quando o cliente pesquisa algo no buscador, é fundamental que a sua empresa apareça como uma opção para a sua compra. E, é claro, quanto mais no topo você estiver, maior é a chance de ele clicar no seu link. É o chamado “rankeamento” do Google.

Sites que apresentam conteúdo diversificado e de qualidade, respeitando as métricas propostas pelo próprio Google, ficam melhores posicionadas no ranking. Logo, a chance de ser a primeira escolha de um cliente é maior.

2.      Fixação

Ainda seguindo pela lógica de “aparecer” no rankeamento do Google, empresas que mais aparecem, são mais lembradas. E, sabendo que o rankeamento está diretamente relacionado com o Marketing de Conteúdo, isso significa que, quanto mais conteúdos interessantes você tiver, melhor será posicionado. Melhor posição, portanto, gera mais chances de interação.

3.      Redução de custos

O Marketing de Conteúdo é uma das ferramentas de melhor custo para o empresário. Isso porque é possível criar os conteúdos sem que seja investido valores muito altos. Ao mesmo tempo, apresenta resultados bastante significativos, o que define o Marketing de Conteúdo como um elemento com ótimo custo-benefício.

4.      Se encaixa em diferentes plataformas

Você pode criar conteúdo para um blog, para redes sociais, para site… E sempre tem a possibilidade de gerar migração de um para outro. Ou seja: seu cliente encontrará conteúdos interessantes em diferentes plataformas.

5.      É didático e dinâmico

Seu produto é inovador e poucas pessoas conhecem seus benefícios e funcionalidades? Ora, basta ensinar isso a elas! O Marketing de Conteúdo tem essa característica, de se tornar um verdadeiro educador dentro do meio digital. Você consegue desenvolver textos sobre as funções de um determinado serviço ou produto, estimulando a compra do mesmo.

Além disso, os espaços destinados à interação nas plataformas de conteúdo, tornam o ambiente dinâmico. Afinal, o seu cliente tem interesse em você e no que você oferece.

6.      Facilita a medição de retorno

É possível identificar o nível de interação do leitor com o conteúdo. Assim, você consegue gerar parâmetros reais sobre o que está divulgando, bem como medir o interesse dos consumidores com o que você promove. Além disso, é possível mudar os rumos de sua atuação, baseado nesse interesse parametrizado. No Marketing Digital, conseguir medir a interação com o público-alvo é algo muito importante.

7.      Aproxima o seu cliente

Como dissemos antes, um dos principais intuitos do Marketing de Conteúdo é gerar engajamento. Ou seja: aproximar o cliente da sua empresa, tornando-o um consumidor não apenas de produtos e serviços, mas também dos conteúdos que você oferece. Principalmente nas vendas online, é interessante criar um ambiente confortável para ambos, em que os envolvidos se sintam conectados.

O que acha de começar a investir no Marketing de Conteúdo de sua empresa? Entre em contato conosco! Podemos te ajudar com ideias incríveis!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *